domingo, 7 de junho de 2015

Alimentos proibidos para cães

Quem tem cães, sabe que o sistema digestivo deles não é igual ao sistema digestivo de um humano.
Os cães não têm enzimas que conseguem processar os açúcares, por isso é que não devemos dar doces e outros alimentos ricos em açúcares aos nossos cães. Existem alimentos que são autênticos venenos para estes animais. Apesar de muitas vezes darmos da nossa comida ao nossos cães, temos que diminuir esse hábito e deixar de dar certos alimentos, tais como:


E com isto passo a explicar:

  1. Abacate: Devido à existência de uma toxina denominada persina, podem surgir sintomas como dificuldades respiratórias, líquido no peito e complicações gástricas. Se o animal ingerir o caroço a situação agrava-se, pois pode ficar com obstruções gastrointestinais. 
  2. Bacon: Este alimento é rico em gorduras, e como todos os restantes alimentos ricos em gordura, pode provocar pancreatite (doença do pâncreas em que este inflama e deixa de funcionar correctamente). A ingestão do bacon pode resultar em diversos problemas digestivos e de absorção de nutrientes. 
  3. Banana: Apesar de recomendarem o consumo esporádico deste fruto, por experiência própria recomendo que não o façam. Após a ingestão é muito frequente o vómito e o mal-estar digestivo.
  4. Bebidas alcoólicas: Para além de os animais ficarem alcoolizados, ficam com graves problemas , pois o seu estômago é muito mais sensível que o estômago humano. Podem apresentar sintomas como gastrite, úlcera, problemas renais e neurológicos e pode ainda diminuir a capacidade imunitária. 
  5. Cafeína: A cafeína, como é sabido, é um estimulante para o sistema nervoso. Alterando o sistema nervoso do cão, pode apresentar sintomas como vómitos, agitação e palpitações até à morte. 
  6. Cebola e alho: A cebola pode danificar as células vermelhas do cão, fazendo com que fique mais fraco e se o consumo deste alimento for em excesso, o animal pode vir a precisar de uma transfusão sanguínea. Já em relação ao alho podemos afirmar que é como o chocolate, quanto mais forte é, mais toxinas tem. Os sintomas provocados pelo consumo do alho assemelham-se aos sintomas provocados pela cebola, porém são mais graves pois a urina pode ter uma variação de cor entre o laranja e o vermelho escuro.
  7. Chocolate: Devido ao composto xantina, "quanto mais negro o chocolate, mais perigoso". Pode provocar vómitos, desidratação, dores abdominais, agitação, ritmo cardíaco irregular, aumento da temperatura corporal, convulsões e até mesmo a morte do animal.
  8. Laticínios: Devido à existência de açúcares, pode provocar vómitos, diarreia e outros problemas intestinais. 
  9. Massa fermentada crua: É tóxica pois pode fermentar o estômago do cão, o que pode provocar fortes dores intestinais devido à grande quantidade de gases, o que poderá eventualmente resultar numa ruptura intestinal.
  10. Nozes de Macadâmia: Ao ingerir este alimento o cão pode apresentar sintomas como vómitos, andar cambaleante, depressão, tremores e hipotermia.
  11. Salmão cru: Este alimento cru pode conter parasitas que irão adoecer o animal. É aconselhável dar peixe pelo menos duas vezes por semana, se este estiver cozinhado, sem pele e sem espinhas. O peixe fortalece as articulações caninas e torna o pelo mais liso e sedoso. 
  12. Talo de Maçã: Os humanos nem o comem por ser tóxico e mais tóxico ainda é para os cães, pois possui cianeto. Alguns dos sintomas que o talo da maçã dá após a sua ingestão são as tonturas, dificuldade em respirar, convulsões, desmaio, hiperventilação, choque e podem mesmo entrar em coma. 
  13. Uvas e passas: Estes alimentos podem provocar falência renal (que opde levar à morte do animal em 3 ou 4 dias), vómitos, diarreias, falta de energia, desidratação e falta de apetite. 
  14. Xilitol: O xilitol é um substituto da sacarose, pois é 40% menos calórico que a sacarose. Apesar de ser benéfico para os humanos, é mortal para os cães. Pode provocar nos cães sintomas como fraqueza, letargia, perda de coordenação, colapso e convulsões. Se o cão não for tratado por um veterinário logo que ingira esta substância, pode vir a morrer. Se sobreviver após 24 horas da ingestão, pode vir a desenvolver graves problemas hepáticos. Apenas 3 gramas desta substância pode matar um cão com 65kg.

Existem ainda muitos mais alimentos prejudiciais para a saúde dos nossos cães, mas coloquei os que acho prioritários na tabela dos proibidos. Têm ainda inúmeros sites sobre esta temática. Deixo-vos aqui um brasileiro:

Cachorro pode comer isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário